Trabalhos Científicos

Normas Gerais

Os resumos deverão ser enviados on-line pelo formulário do site, até a data limite de 28/02/2023. Essa norma vale para Temas Livres, Vídeo Livre, Pôster e Relato de Casos (que só serão aceitos como poster).

Qualquer que seja a forma de apresentação, é necessário que o autor principal e/ou o apresentador preencha o cadastro de inscrição no congresso, para gerar o formulário de envio de trabalhos.

Todos os campos do formulário de envio do trabalho devem ser obrigatoriamente preenchidos. Campos não preenchidos impedirão o prosseguimento do envio para seleção.

O resultado da seleção dos trabalhos enviados será comunicado ao autor responsável pela submissão do trabalho, por meio do e-mail informado que poderá também acompanhar o resultado dentro de sua área restrita, acessando o site o login e senhas cadastrados.

Os trabalhos enviados para submissão de análise como tema livre, caso não obtenham nota de classificação para apresentação como tema livre, poderão ser classificados como pôster. Os temas livres selecionados (24) comporão os temas oficias do congresso.

Para a submissão, o trabalho deverá ser enviado sob a forma de Resumo Estruturado, contendo no máximo 3200 caracteres.

No formulário de envio de trabalhos científicos, o autor responsável deverá informar o nome do apresentador, as instituições envolvidas e os nomes dos co-autores (se houver). Máximo de 6 co-autores.

Regras para submissão dos trabalhos

Os resumos deverão ser enviados, exclusivamente através de formulário eletrônico contido nesta web site;

Após preencher o formulário de inscrição, você poderá enviar o seu trabalho, acompanhar todo o processo de avaliação e emitir seu recibo de pagamento, sempre informando o seu login e senha;

Se você ainda não se inscreveu, clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Se você já se registrou, utilize seu login e senha para acessar sua área restrita e enviar o seu trabalho no menu Meus Trabalhos;

Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento e a publicação nos anais, o autor responsável pelo trabalho (autor principal ou coautor) deverá realizar o pagamento até o dia 30/03/2023;

Os dados pessoais cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois estes servirão para a publicação dos trabalhos e para sua inscrição no evento;

O trabalho deverá ser classificado pelo autor dentre de uma das áreas de conhecimento descrita abaixo, para serem agrupados e encaminhados à banca examinadora.

  • Afecções Pleurais
  • Ciência Básica
  • Cirurgia das Vias Aéreas
  • Cirurgia do Mediastino
  • Cirurgia Minimamente Invasiva
  • Deformidades da Parede Torácica
  • Fronteiras em Cirurgia Torácica.
  • Oncologia Torácica
  • Pneumopatias Avançadas
  • Tratamento das Infecções Pulmonares
  • Trauma Torácico

Normatização para conteúdo do resumo estruturado

tulo: Um bom título permite aos leitores identificar o tema e ajuda aos centros de documentação a catalogar e a classificar o material. O título deverá se limitar ao máximo de 20 palavras e descrever de forma concisa e clara o tema do artigo. O uso de títulos demasiado gerais, assim como de abreviaturas e siglas, deve ser evitado.

Objetivo: Explicar claramente em poucas frases as premissas teóricas e justificativas do estudo.

Método: A descrição deve ser clara e suficiente para que outro pesquisador possa reproduzir ou dar continuidade ao estudo. Descrever a metodologia estatística permitindo que qualquer leitor com razoável conhecimento sobre o tema, e o acesso aos dados originais, possa verificar os resultados apresentados.

Resultados: Devem ser apresentados de forma sintética e clara. Tudo que conste deste item deverá ser extraído do método. O uso de análises estatísticas descritivas e comparativas deve ser estimulado.

Conclusões: São baseadas no objetivo e nos resultados obtidos.

Para inscrições de Relatos de Caso e Vídeo Livre, o Resumo deve conter o Titulo, Objetivo e o Relato do caso a ser apresentado.

O programa de submissão dos trabalhos fará a contagem automática dos caracteres do resumo. Gráficos e figuras não serão aceitos no resumo.

Atenção que a Equipe do Congresso não fará quaisquer alterações na redação dos trabalhos enviados.

Os trabalhos serão aceitos ou rejeitados, não havendo retorno ao autor para correções.

 

Formas de apresentação

Tema livre

O trabalho deverá ser original, não tendo sido publicado anteriormente.

Os trabalhos selecionados para apresentação oral terão 7 minutos para apresentação e 5 minutos para discussão entre o apresentador e a platéia.

Os trabalhos serão distribuidos de acordo com o seu conteudo nas seguintes categorias : Cirurgia das Vias Aéreas, Oncologia Torácica, Pneumopatias Avançadas, Cirurgia Minimamente Invasiva, Cirurgia do Mediastino e Fronteiras em Cirurgia Torácica. Os temas livres mais bem avaliados serão apresentados durante a Sessão SBCT. O melhor trabalho receberá premiação ao final do congresso.

Atrasos não serão tolerados, sendo cortado o sistema de sonorização e desligada a projeção.

Todos os resumos aceitos pela Comissão Científica serão publicados nos anais do congresso, ficando caracterizada a “Cessão de Direitos” dos autores ao Congresso, sem ônus para as partes.

Todos os trabalhos apresentados durante o congresso receberão um certificado em nome do trabalho, emitido pelo sistema de controle do evento.

Pôster

Os autores com trabalho aprovado para pôster devem acessar suas áreas restritas para conferir data e horário de sua apresentação.

Os elementos essenciais para confecção do pôster são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, método, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões e bibliografia.

Vídeo livre

Sessão de Videos Livres

Os vídeos deverão ter duração máxima de 7 (sete) minutos e 7 (sete minutos de discussão) as instruções sobre envio dos mesmos será informada aos vídeos aprovados.

6 vídeos

Das comissões, da organização, dos critérios e da apresentação dos temas oficiais

  • Comissão para a seleção dos temas será composta por representantes dos serviços de residência em cirurgia torácica do Brasil, indicados pelos seus pares.

  • O resumo estruturado será avaliado pela comissão de seleção que emitirá apenas recomendações: Muito recomendado, Recomendado, Não Recomendado. Abaixo os critérios sugeridos para avaliação: 1. Originalidade e relevância 2. OBJETIVOS: Clareza e adequação; 3. MÉTODOS:  delineamento, amostra, variáveis, desfechos, análise estatística; 4. RESULTADOS: clareza, adequação aos objetivos e métodos, impacto para a área de conhecimento; 5.CONCLUSAO:  clareza, adequação aos objetivos e métodos.

  • Cada trabalho será analisado por três avaliadores da Comissão de Seleção.
  • O avaliador que reconhecer um trabalho do seu serviço deverá comunicar à comissão científica para que se providencie o encaminhamento de outro trabalho para avaliação.
  • Duas avaliações não recomendadas encaminham o trabalho para poster.
  • Duas avaliações como Muito Recomendado selecionam o trabalho para compor o grupo a ser considerado para temas oficiais.
  • Três análises concluindo por Recomendado, também integrará o grupo a ser considerado para temas oficiais.
  • Casos não contemplados nestes critérios serão analisados pela Comissão Científica do Congresso.
  • Não haverá obrigatoriedade de encaminhamento para publicação no Jornal de Pneumologia.
  • A comissão científica convidará comentadores para os quatro temas oficiais selecionados para Sessão SBCT, que receberão previamente o trabalho na integra e farão seus comentários na sequência da apresentação oral.

A seleção definitiva dos 24 temas oficiais caberá à Comissão científica do Congresso, com base no trabalho da Comissão de Seleção.